Acredito que o maior erro do senso comum fotográfico e ainda ensinado errado por muita gente é que "uma lente tele tem uma profundidade de campo menor que uma lente normal", o que pode não ser errado, desde que se contextualize e se entenda direito quando esta situação é verdadeira.
E pensando na macrofotografia e close-up, MUITA gente pega esta "frase pronta", não entende o que ela realmente quer dizer e sai dizendo que "uma lente macro 50mm tem mais profundidade de campo que uma lente macro 100mm", o que está COMPLETAMENTE ERRADO e vou explicar direitinho (com imagens) e te mostrar o porquê!
A primeira coisa a levar em consideração é que a frase "uma lente tele tem uma profundidade de campo menor que uma lente normal" é válida quando comparamos imagens feitas com lentes de diferentes distâncias focais, mas sem alterar a distância de trabalho (distância entre o plano do sensor e o assunto que está sendo fotografado), em outras palavras: eu monto meu tripé e faço duas fotografias (ou mais), mantendo a mesma abertura de diafragma (f) usando diferentes lentes, por exemplo, uma 24mm, uma 50mm, uma 100mm, uma 300mm etc.
Se você ainda não entende a relação da profundidade de campo com a abertura de diafragma leia primeiro este texto e depois continue aqui: Profundidade de campo na macrofotografia.
Feito isso você terá fotos com diferentes enquadramentos (quanto mais tele a lente, menor o seu ângulo de visão) e sim, neste caso, uma foto tirada com uma lente grande angular terá uma profundidade de campo maior que uma foto tirada com uma lente tele, desde que mantida a mesma distância de trabalho!.
Nas ilustrações a seguir você pode ver a relação entre ampliação e distância focal: note que a profundidade de campo e a ampliação variam.
Lente macro normal | Lente macro semitele | Lente macro tele |
E agora vem o erro que muita gente comete: a pessoa não considera que, ao fazer diferentes fotos, com diferentes distâncias focais, mantendo sua posição, o enquadramento será diferente e assim a ampliação do tema fotografado também é alterada, e aqui está o erro, muitos não consideram isso e generalizam sem considerar a ampliação da imagem.
Sendo assim, dizer que "uma lente macro tele tem menos profundidade de campo que uma lente macro normal" está COMPLETAMENTE ERRADO já que, se fotografarmos com lentes diferentes com a mesma ampliação e a mesma abertura, a profundidade de campo será a mesma.
Mantendo a mesma ampliação, o que mudará entre lentes de diferentes distâncias focais é sua distância de trabalho (distância entre o plano do sensor e o tema fotografado) e a perspectiva da imagem já que, para manter uma mesma ampliação, teremos que nos aproximar ou nos afastar do tema, dependendo da lente usada. Em outras palavras e usando exemplo, para fotografar um inseto na mesma ampliação, com uma lente 50 mm macro eu tenho que me aproximar mais que com uma lente 100mm, por exemplo.
Por causa desta diferença de perspectiva na imagem (lembrando que uma lente de menor distância focal pega um ângulo maior que uma lente de maior distância focal), muitos se enganam e, juntando a frase que já coloquei mais de uma vez no texto, generalizam achando que isso se aplica quando mantemos a mesma ampliação (o que muitas vezes é uma preocupação na macrofotografia, mas esta explicação é válida para qualquer fotografia).
E caso ainda não tenha entendido, veja as imagens a seguir: a diferença que temos no fundo é referente a perspectiva, que muda porque a distância entre a câmera e o assunto mudou, mas a profundidade de campo em si É A MESMA. Preste atenção nos olhos do Garfield e notará que a profundidade de campo é a mesma nas 3 fotos.
Nas ilustrações a seguir você pode ver a relação entre distância de trabalho e distância focal: note que a profundidade de campo é igual já que a ampliação é a mesma.
Lente macro normal | Lente macro semitele | Lente macro tele |
E para quem quiser dar mais um passo no entendimento do que foi explicado neste texto, isso pode ser observado matematicamente na fórmula que calcula profundidade de campo a partir da abertura e ampliação (note que é independente da distância focal da lente):
Dof = (2 * f * c * (1 + M)) / M²
onde Dof = Profundidade de campo, f = abertura, c = círculo de confusão e M é Ampliação.
Texto publicado originalmente por por Tacio Philip em 19/09/2023.