Na próxima 2ª feira, dia 21/11/2022, darei uma palestra através do Youtube a convite do Fotoclube Porto-Alegrense.
O acesso é aberto, gratuíto e basta acessar o vídeo no youtube!
Abaixo informações divulgadas pelo Fotoclube Porto-Alegrense:
Próxima 2ª feira, dia 21/11/2022 às 19h
Segunda Cultural com Tacio Philip
Macrofotografia e close-up
Acesse: https://www.youtube.com/live/BN1SZ9iwQ8A
O Fotoclube Porto-alegrense (@fotoclube_portoalegrense) recebe quinzenalmente, nas SEGUNDAS CULTURAIS, convidados para conversarmos sobre fotografia. Neste encontro estaremos com Tacio Philip (@tacio.com.br) .
Quem disse que fotografia newborn tem que ser de humanos? :-P
Eu, por exemplo, não tenho vontade alguma de fotografar recém nascidos (humanos), mas esses dias tive a oportunidade de fotografar, mais uma vez, uma cigarra em ecdise (processo de muda de pele) e segue abaixo algumas das fotos feitas anteontem (dia 14/set/2020) e um vídeo em timelapse do processo (a partir de fotografias) feito há algum tempo, em 2017.
Obs: E não, as cigarras não cantam até estourar, o que acontece é o que está nas fotos e vídeo (e depois disso elas cantam para procurar parceiros). ;-)
Logo atrás da pandemia do coronavírus vem a recessão e ela já me pegou, cancelando vários dos meus trabalhos presenciais como turmas de cursos de escalada (inviável juntar pessoas e realizar uma atividade outdoor) e sessões de fotografias de produtos (não tem como trazerem para mim os produtos para serem fotografados).
Sendo assim, como todas as pessoas eu também preciso comer e pagar minhas contas (afinal, os boletos não são afetados pelo coronavírus e continuam circulando normalmente), além de ter uma família de gatos para sustentar aqui em casa.
Atualmente as únicas fontes de renda que continuo conseguindo manter (mesmo assim muitas caíram bastante porque as pessoas não querem gastar - e eu entendo) são a venda de fotos em bancos de imagens, vendas de fotografias para decoração de ambientes (veja este link e este link), a venda dos livros que eu publiquei e, principalmente, meus Vídeo Cursos que, pela minha "formação e interesses multidisciplinares", são bem variados em seus temas.
Sendo assim, se você puder me ajudar se inscrevendo em algum dos meus vídeo curso ou divulgando para possíveis interessados, agradeço! E também aceito doação de ração para meus gatos e faço alguns artesanatos, na maior parte com madeira, saiba mais e siga minha Página no Facebook!
Abaixo uma lista com um resumo do porquê eu ter lançado cada vídeo curso e o que abordo neles (nos links tem informações mais detalhadas e como se inscrever).
Há algum tempo o Facebook adicionou uma função de Foto 3d a partir de fotografias feitas com alguns modelos de aparelhos celular (como alguns iPhone, Samsung, Pixel etc.). Entretanto, quem me conhece sabe que até hoje eu não uso smartphone e, mais que isso, Apple está entre as marcas que eu nunca compraria absolutamente nada, por motivos ideológicos (e racionais).
Mesmo assim, felizmente essa ferramenta não é tão "fechada" como os iAlguma_coisa, então é possível explorá-la de outras maneiras (e com fotos mais interessantes que retratos). E é isso que fiz, em uns primeiros testes com macrofotografias a partir de empilhamento de foco.
Esse tipo de imagem é criada de uma forma diferente e não precisa dos óculos vermelho/ciano para observar o efeito de tridimensionalidade, diferente dos Anaglifos, e para "burlar" a necessidade do iPhone (ninguém merece ter um) você precisa de duas imagens: a fotografia em si e uma outra imagem, em escala de cinza, que é o mapa de profundidade (depthmap). Tendo esses dois arquivos de imagem, com o cuidado que o nome do arquivo do depthmap deve ser praticamnete igual ao da fotografia, mas com "_depth" no final, basta enviá-los juntos e o Facebook criará (naso não dê algo errado ou incompatibilidade) a Foto 3d.
Estava quase indo almoçar, mas tive que adiar por alguns minutos, pegar a câmera, flash e fazer algumas fotos dessas dezenas de formigas que predavam um pobre percevejo.
Não sei se elas o usam de alimento diretamente (algum entomólogo de plantão?), mas era hora do almoço e elas estavam ferozes sobre o percevejo. De qualquer maneira, era uma cena que não podia deixar de fotografar e algumas imagens seguem abaixo. E para mais fotos macro (muitas mais) acesse minha galeria.
Para as fotos de hoje usei a EOS 5D2, lente MP-E 65 mm e flash MT-24EX (com um grande difusor artesanal para não dar tantos pontos de brilho estourados nas formigas, que são praticamente polidas e brilhantes).
Passeie pelas minhas galerias de fotos, leia os artigos com dicas, testes e pensamentos fotográficos, e se inscreva nos meus vídeo curso macrofotografia e vídeo curso photoshop para fotógrafo. Atualmente são algumas das poucas maneiras que tenho tido de manter alguma fonte de renda já que meu trabalho presencial está em quarentena :-(.
Já dei diversas aulas particulares sobre o tema e muita gente me pergunta como são feitas as fotografias 3d (principalmente quando são as minhas macrofotografias 3d, mas esse efeito pode ser obtido em qualquer tema fotográfico), imagens que devem ser observadas com aqueles óculos especiais com lentes vermelha e azul (ciano) ou, falando mais tecnicamente, os anaglifos.
Antes de pensar no "como fazer" temos que pensar de uma maneira básica "como enxergamos o mundo tridimensional". Para que tenhamos a noção de tridimensionalidade, ao observar uma cena nosso corpo enxerga duas imagens de ângulos ligeiramente diferentes (nossos dois olhos enxergam imagens diferentes) e então o nosso cérebro interpreta essas imagens compondo o que nós "vemos" como 3D.
Para a fotografia temos que pensar de modo semelhante. Nós temos que fazer duas fotografias, de ângulos ligeiramente diferentes, como se fossem nossos olhos. Já vi explicações dizendo que devemos fazer as duas fotos a distância que separam nossos olhos, mas isso é bobagem (na macrofotografia, por exemplo, se mudarmos o enquadramento na distância que separa nossos olhos nós não veremos mais o que queremos fotografar). A distância que você deve transladar entre uma foto e outra vai depender da lente que você está usando e do tamanho do tema fotografado (que está relacionado também com a distância de foco). Na prática eu faço uma foto, movo o enquadramento entre 10% a 20% e faço a segunda fotografia, simulando como enxergaríamos o tema fotografado com cada um dos nossos olhos (aumentando ou diminuindo a movimentação você aumenta ou diminui o efeito 3D - às vezes vale a pena fazer mais de duas fotos e depois experimentar qual dá o resultado desejado).
Lagarta encontrada hoje aqui no terreno de casa (essa não fui eu quem achou, foi a Annapurna, uma das gatas que vive aqui em casa).
As duas primeiras fotos são da lagarta de hoje, a 3ª foi da outra vez que eu me lembro de ter fotografado uma lagarta dessas, provavelmente em 2002 quando tinha migrado definitivamente dos filmes negativos para os "velhos" cromos Velvia ou Provia (filmes slide), que usava em uma Canon EOS 30, lente Canon 100 mm macro (modelo antigo) e flash 420EX. Inclusive, é uma das fotos que ilustra meu antigo livro de macrofotografia, quando comento sobre uso de flash "normal" com cabo TTL na macrofotografia (perceba a sombra que indica de onde vem a fonte de luz). Essa foto antiga está no meu arquivo de slides como 0011 e na minha galeria de fotos macro como 0004 (de um total, hoje, de mais de 2800 fotos macro).
Para as fotos de hoje usei Canon EOS 5D2, lente macro 100 mm L (veja um comparativo dessas duas lentes 100 mm macro Canon) e flash MT-24EX (trabalhando na potência e posição para dar mais volume e não ficar uma luz "chapada"). Mais fotos dela (e muitas outras) na minha galeria.
Já parou para pensar que você não precisa parar de fotografar, principalmente macrofotografia, agora nessa época de quarentena em casa e isolamento social? Uma das características da macro é conseguir nos revelar detalhes que são, muitas vezes, imperceptíveis ao olho nu, e isso pode ser muito bem explorado em qualquer ambiente.
O vídeo abaixo foi postado há pouco tempo e nele mostro 30 macrofotografias feitas dentro de casa. Veja se você consegue identificar o que é cada (no final do vídeo tem a lista com a descrição).
E aproveite e siga meu canal no youtube: youtube.com/macrofotografia.
Após um longo tempo de enrolação (não tenho outra justificativa) aproveitei um pouco do tempo em "isolamento social" para fazer algo realmente útil e necessário: reformular o site macrofotografia.com.br.
O visual antigo estava mais que ultrapassado (não recebia alterações significativas há mais de 10 anos) e era pouco amigável, para não dizer inimigo, de dispositivos móveis. Além disso, seus materiais estavam dispersos e alguns textos não fazem mais sentido hoje em dia, como comparativos de filmes fotográficos ou review de feira de fotografia de 2004, entre outros.
Sendo assim, além do novo design mais clean, amigável e totalmente compatível com dispositivos móveis dei uma reorganizada no conteúdo geral da página, separei os textos que valem a pena serem mantidos, minhas galerias de fotos e agora está devidamente no ar (claro, ainda devem haver bugs, caso encontre algum me avise!).
Aproveite a nova navegação, passeie pelas minhas galerias de fotos e aprenda com os diversos textos disponíveis (e se quiser aprender de verdade faça meu vídeo curso de macrofotografia)!
Tacio Philip