Muito se fala sobre a limitada dof (deep of focus - profundidade de foco ou profundidade de campo) em macrofootgrafia.
Sabendo que há apenas um plano de foco em uma fotografia, a uma determinada distância do plano do filme e paralelo ao mesmo, a profundidade de campo é quanto uma imagem aparenta estar em foco antes e depois desse plano.
Em macrofotografia, devido as grandes ampliações dos assuntos e reduzida distância entre o assunto e a camera, a profundidade de campo é muito mais reduzida que em fotos "normais", como por exemplo em uma paisagem.
Abaixo um teste feito com a camera (EOS 20D) em um tripé, lente EF 100 2.8 USM macro, flash MT-24 EX com velocidade fixa em 250 (sincronismo do flash). A ampliação é de aproximadamente 1:2 e a abertura foi variada de ponto em ponto entre os limites da lente (f2.8 - f32).
f2.8 | f4 | f5.6 | f8 | f11 | f16 | f22 | f32 |
Vale ressaltar que, apesar do aumento da profundidade de campo, há uma perda significativa na qualidade da imagem ao se usar aberturas muito pequenas (f22 ou menores). Veja como exemplo o review da Lente Canon EF 100mm f/2.8L IS USM macro que mostra corte 100% da imagem em diferentes aberturas.
Texto publicado originalmente por por Tacio Philip em 28/03/2005.