Introdução
A lente Canon EF 100mm f/2.8L IS USM macro foi anunciada em Setembro de 2009 sendo a primeira lente macro Canon com sistema de estabilização de imagem (IS - Image Stabilizer). Além disso, ela foi a primera lente a incorporar o sistema de estabilização hibrido (Hybrid-IS), que promete manter a definição da imagem até 4 pontos abaixo da velocidade recomendada (1/distância focal da lente) em fotografia normal ou até 2 pontos em macrofotografia (ampliação 1:1). Esse sistema, além de estabilizar a imagem horizontalmente e verticalmente, trabalha paralelo ao plano do sensor, fator muito crítico em macrofotografia.
Além disso, ela é a segunda lente macro Canon da série "L", sendo a primeira a Canon EF 180mm f/3.5L USM macro. As lentes dessa série são conhecidas por sua excelente qualidade ótica aliada a uma construção com corpo mais resistente às interpéries como água e poeira. E, como nas outras lentes da série L, vem de fábrica com parassol e case para transporte.
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Ela apresenta uma janela com a distância de foco e ampliação próxima a sua boca e a tradicional marca das lentes L, ou seja, um anel vermelho circundando a lente próximo à rosca para filtros. Na sua parte superior há um grande texto escrito Canon Macro 100mm, no lado direito Image Stabilizer Ultrassonic e no lado esquerdo botões para controle de foco e establizador de imagem, sendo estes 3 botões:
- seletor de foco: opções para o foco automático: 0,3 m - 0,5 m (1:1 a 1:3); 0,5 m - infinito; FULL (0,3m - infinito).
- seletor de foco automático ou manual.
- seletor para ligar ou desligar o estabilizador de imagens (IS).
Vale lembrar que ela possue também sistema FTM (Full Time Manual), permitindo que o foco seja ajustado manualmente mesmo quando a lente está em posição de foco automático.
O peso é praticamente o mesmo da versão 100 mm anterior (600 g contra 625 g para o novo modelo).
Testes
Fazer a análise de uma lente como essa é um pouco mais trabalhoso que com uma lente normal. Como seu maior destaque é o seu uso em macrofotografia, atingindo uma ampliação de 1:1, acho justo que a lente seja analisada em sua ampliação máxima.
O primeiro passo para os testes foi definir um modelo que permitisse comparar os resultados em grandes ampliações. Após pensar e fazer alguns testes cheguei a conclusão que o melhor modelo seria uma nota de R$ 1 que eu tenho guardada (uma nota que assim que saiu em circulação foi guardada, ou seja, está em perfeito estado de conservação). Um dos fatores para essa escolha é que as notas são feitas com muito cuidado para evitar falsificações, o que faz com que tenham uma impressão muito fina com detalhes que chegam a ser microscópicos.
Nos testes a seguir foi usada a câmera Canon EOS 5D (fullframe 12,8MP) com as imagens salvas me formato JPG Fine. Quando necessário foi usado tripé com cabeça ballhead e trilho de foco para ajuste milimétrico e em alguns casos flash Canon MR-14EX.
O primeiro teste comparativo é sobre a definição de imagem para diferentes aberturas. Todas as lentes possuem uma faixa de aberturas com uma melhor definição de imagem. Essa lente possue aberturas que vão de f2.8 a f32 e o comparativo foi feito com a câmera em tripé, velocidade 1/200, flash MR-14EX em modo TTL com compensação +1 e variando as aberturas entre a máxima e mínima de 1 em 1 ponto. Foi feito um comparativo com duas áreas com corte 100% da imagem, uma ao centro e outra no canto inferior esquerdo da imagem.
Definição da imagem em diversas aberturas no centro da imagem
Corte 100% da imagem em alta resolução.
f2.8 | f4 | f5.6 | f8 | f11 | f16 | f22 | f32 |
Definição da imagem em diversas aberturas no canto inferior esquerdo da imagem
Corte 100% da imagem em alta resolução.
f2.8 | f4 | f5.6 | f8 | f11 | f16 | f22 | f32 |
IS Ligado 1/6 f2.8 |
IS Desligado 1/6 f2.8 |
Imagens redimensionadas para tamanho apresentado.
IS Ligado 1/8 f5.6 |
IS Desligado 1/8 f5.6 |
Corte 100% da imagem em alta resolução.
IS Ligado 1/8 f5.6 |
IS Desligado 1/8 f5.6 |
Nesse teste, feito com a câmera na mão, pelo menos 3 imagens de cada e ao final selecionadas a duas com melhor resultado, dá para perceber que o sistema de estabilização de imagens funciona em ampliação 1:1 (mesmo não sendo tão efetivo quanto em fotografia normal). Esse é um avanço que realmente fará diferença na fotografia macro na natureza quando se deseja aproveitar mais a luz natural, tornando necessário o uso de uma velocidade mais baixa de disparo.
Conclusões
Apesar de um preço mais elevado que o modelo sem estabilizador (R$ 3.800,00 no Brasil e US$ 1.050,00 nos EUA), é uma lente que justifica seu valor e, se comparada com outras lentes Canon da série L, percebe-se que não é uma lente cara para o seu propósito. Além disso ela já vem com parassol, acessório que é vendido separadamente para outras lentes por um valor absurdo e case para transporte.
Como desvantagem, o seu diâmetro maior (67 mm) faz com que seja necessário o uso de filtros de maior diâmetro (e mais caros) e para o uso dos flashes macro Canon (MR-14EX e MT-24EX), muito bem vindos na macrofotografia, é necessário o uso do adaptador Macrolite 67 que custa quase US$ 40 nos EUA.
Mais reviews dessa lente
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Veja aqui artigo comparativo das lentes macro Canon e comparativo das lentes 100mm macro Canon.
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Texto publicado originalmente por por Tacio Philip em 07/12/2009.