Hoje terminei de ler o livro "Como criar uma fotografia", de Mike Simmons, lançado no Brasil pela Editora Gustavo Gili (GG), uma das minhas editoras preferidas no quesito livros de fotografia/arte.
Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/3tQOREH.
A primeira coisa que posso dizer é que o título não revela o quanto o livro traz de conteúdo. Seu título original, em inglês, é Making photographs: planning, developing and creating original photography (Fazendo fotografias: planejando, desenvolvendo e criando fotografia original).
Sua leitura algumas vezes me lembrou o livro Gesto Inacabado, da Cecília Almeida Salles, que trata do processo criativo na arte, mas com um foco direcionado e prático para a fotografia, abordando desde a escolha do tema de um projeto fotográfico, formas de pesquisa, execução, finalização de seu processo etc., sempre com muitas dicas práticas e exemplos fotográficos.
Além disso, por tratar o processo criativo na fotografia, é um ótimo livro para quem quer entender melhor a fotografia contemporânea que, como sabemos, não está presa exclusivamente a imagem em si, mas a toda uma ideia e execução.
Apesar de ser uma leitura leve, sem termos ou conceitos complicados, não é um livro para ser lido de uma vez de capa a capa. São seis capítulos onde, após a explicação de cada um de seus temas, é dado um exemplo real onde foi usado e também um exercício para o leitor praticar e fixar o que foi ensinado. Realmente vale a pena a leitura!
Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/3tQOREH.
Próximo da minha lista?
Colabore com os autores, você não faz a ideia da dificuldade de publicar um livro e receber algo por isso. Sempre que possível, evite fazer download de livro grátis em pdf, principalmente se o autor ainda estiver vivo (ou se leu em pdf e gostou, compre o livro!).
Texto publicado originalmente por por Tacio Philip em 11/02/2021.
Talvez O design da fotografia de Jeremy Webb ou História da fotografia autoral e a pintura moderna de Claudio Edinger, dois livros que estão comigo há algum tempo na fila de espera e talvez já esteja na hora da vez deles.