Mais um livro finalizado durante esta pandemia (não que eu não leria em "tempos normais", se é que existe um significado para o "normal"... o pior é que estou começando a nem achar tão ruim este isolamento social), mas voltando ao tema da postagem, finalizei o "Para Entender Uma Fotografia" de John Berger.
Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/2W2XVql.
Este livro é uma coleção de textos publicados pelo autor entre 1968 e 2007 e, normalmente como livros neste formato, sempre tem alguns capítulos que considero espetaculares (como o que dá nome ao próprio livro, o Usos da fotografia e o Aparências: A ambiguidade da fotografia) e outros que eu penso: "ok, tá bom, legal, próximo...".
Alguns dos textos abordam de uma maneira mais filosófica o que é em si a fotografia (meu atual interesse de estudo e foram meus capítulos preferidos), já outros fazem uma análise do autor sobre algum fotógrafo ou ensaio fotográfico, o que, até com a ajuda dos próprios textos do autor sobre a fotografia em si, faz com que eu ache estes "textos de curadoria" cada vez mais desnecessários e que dizem muito mais sobre quem escreveu do que sobre quem fotografou ou sobre a fotografia.
Além disso, ele sempre aborda em seus textos suas posições políticas (que não discordo) justificando assim suas interpretações fotográficas.
De uma maneira geral gostei bastante do livro e alguns capítulos muito provavelmente voltarei a ler futuramente (muito provavelmente não todos capítulos). Para quem quer entender ontologicamente a fotografia e o que pode ser extraído dela, são ótimos textos complementando Flusser, Sontag, Benjamin, Barthes e muitos outros obrigatórios (inclusive, vários reviews destes outros autores aqui no site).
Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/2W2XVql.
Próximo da minha lista?
Veja neste link os livros que eu publiquei e estão disponíveis atualmente: https://clubedeautores.com.br/livros/autores/tacio-philip-sansonovski.
Texto publicado originalmente por por Tacio Philip em 09/12/2020.
Ainda estou na dúvida. Estou aqui com uma versão física (finalmente, em papel) do Filosofia da Caixa Preta do Flusser, que já li e quero reler, mas também com um capítulo sobre macrofotografia que extraí do Applied Photographic Optics, do Sidney F. Ray, que é exatamente o que o título diz, ótica fotográfica aplicada (livro de física com seus conceitos, gráficos, fórmulas etc.). É legal transitar entre as áreas de exatas e humanas (acho que por isso tenho formação em exatas, cursos de extensão em biológicas e pós em humanas).